• TechDrop
  • Posts
  • 💧A tacada de mestre da Stripe

💧A tacada de mestre da Stripe

+ As máfias empreendedoras

Bom dia Droppers,

Hoje eu aprendi: que um matemático amador de 46 anos, ex-funcionário da Nvidia, descobriu o maior número primo já conhecido, com impressionantes 41 milhões de dígitos. Para isso, usou milhares de GPUs em 24 data centers em 17 países para quebrar o recorde mundial mantido a 28 anos.

No Drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • Stripe: a estratégia por trás da compra da Bridge

  • As máfias empreendedoras: PayPal, OpenAi, Endeavor

  • Waymo: Qual robô chega primeiro na linha de chegada?

TechDrop é a newsletter de tecnologia e negócios enxuta, rápida, direto ao ponto e que te prepara para ser o mais antenado da sua daily de segunda. Quero receber →

A tacada de mestre da Stripe comprando a Bridge

stripe, bridge, stablecoins, b2b, pagamentos, fintech

Um dos maiores mercados do mundo é o de pagamentos B2B, que movimenta cerca de U$120 trilhões por ano e é controlado por figurões como bancos, bandeiras de cartão e processadoras de pagamento que coletam taxas em cada etapa do caminho.

Mas e se houvesse um jeitinho de inverter essa dinâmica, deixando o processo mais barato e menos complexo??

Essa é a tacada de mestre por trás da maior aquisição do universo cripto até hoje: o Stripe pagando U$1.1bi pela Bridge. Para entender a lógica desse M&A, precisamos entender o cenário atual do sistema financeiro global hoje e, talvez, amanhã:

  • (Off-chain) O sistema financeiro global hoje: é formado por uma longa e complexa rede de intermediários (bancos, processadores de pagamentos, instituições financeiras), cada um coletando uma taxa quando uma empresa transfere dinheiro do ponto A para o ponto B.

  • (On-chain) O sistema financeiro global amanhã: as transações feitas com stablecoins requer muito menos intermediários, funciona 24/7 e é muito mais barata. Uma stablecoin é uma criptomoeda criada para manter um valor estável, geralmente atrelado a um ativo seguro, como o dólar americano, o ouro ou outras moedas fiduciárias.

Atualmente, a Stripe oferece infraestrutura de processamento de pagamentos, enquanto a Bridge oferece a infraestrutura por trás das stablecoins (emissão, movimentação, regulamentação, conformidades).

A aquisição da Bridge permite potencialmente à Stripe processar pagamentos pela Internet em menor escala (o que fazem hoje), bem como lidar com fluxos massivos de comércio global através de stablecoins, colocando-os em posição de competir com os bancos que processam pagamentos B2B.

O que rolou mundo afora

  • Science Corp, concorrente da Neuralink, afirma que seu implante ocular, um chip de 2mm, restaurou a visão em pessoas cegas durante um ensaio clínico.

  • Nvidia destronou a Apple na sexta-feira e se tornou a empresa mais valiosa do mundo, com U$3.53 trilhões de valor de mercado (contra $3.52tri da Apple).

  • Upwork, o marketplace de freelancers, anunciou um lucro de $28mi no trimestre e a demissão de 21% do quadro (160 funcionários).

  • Microsoft, aumentou o salário do CEO Satya Nadella em 63% do ano passado, incluindo bônus sob metas batidas, totalizando U$79.1 milhões.

  • Boeing está explorando a venda de seu negócio espacial, informou o Wall Street Journal, como parte de uma estratégia de racionalização.

TRENDING: Trump no podcast Joe Rogan

No sábado foi ao ar o episódio onde Joe Rogan entrevista o candidato republicano Donald Trump. Em apenas 1 dia, o vídeo já acumulava ~30mi de views.
Entre os episódios mais populares do canal:

#1 - Bob Lazar, 61M views, publicado há 5 anos.
#2 - Edward Snowden 38M views, publicado há 5 anos
#3 - Elon Musk 34M views, publicado há 4 anos
#4 - Donald Trump 30M views, publicado há 1 dia.

A Máfia da OpenAI está acrescendo

openai, paypal, endeavor, rede empreendedora

A primeira máfia empreendedora globalmente conhecida foi a do PayPal, onde os ex-founders e funcionários da fintech seguiram para criar empresas como LinkedIn (Reid Hoffman), Founders Fund (Peter Thiel), Tesla e SpaceX (Elon Musk), entre outros.

A OpenAI ainda nem abriu capital e a fila já tá andando rápido. A última foi a CTO Mira Murati, que saiu do escritório da OAI diretamente para o escritório dos VCs, com planos de captar uma rodada de U$100mi para sua nova startup. Ao todo já são ~75 ex-openais que deixaram a startup para criar uma fazenda de unicórnios com +30 startups de IA, incluindo: Anthropic, xAi, Perplexity, SSI, Adept, etc.

No Brasil, o sindicato do sucesso dos imparáveis é a Endeavor, que cria um efeito multiplicador ao conectar empreendedores em programas como o Scale-Up, que por si só já acelerou 80% de todos os unicórnios brasileiros. Por exemplo:

  • Os fundadores da Salvy, Maria Eduarda (Duda) Kumlehn, Lucas Rosa e Artur Negrão são veteranos de startups como Conta Azul, EBANX e Pipefy.

  • O fundador da Teachy, Pedro Siciliano traz uma bagagem sólida da Descomplica.

  • A fundadora da Avra, Viviane Meister, saiu da idwall para empreender.

Atualmente, 60% de todos os CEOs de empresas brasileiras listadas na bolsa fazem parte do network, criando uma rede de +400 mentoras e mentores que se fortalecem para fortalecer o ecossistema tech do Brasil.

Dólar embaixo do colchão?

Dropped by Remessa Online

Foi-se o tempo em que comprar dólares no calçadão e guardar debaixo de um colchão era sua melhor opção para se proteger da inflação ou qualquer outro risco financeiro. A versão moderna de quem quer diversificar de forma mais simples e mais barata tem nome e endereço: Remessa Online

Quer viajar pelo mundo? ➔ A conta e Cartão Global deles tem um custo 10% menor que as tradicionais.

Quer investir em ações estrangeiras? Economize no envio do dinheiro para sua plataforma internacional.

Quer dolarizar seu patrimônio? ➔ As taxas são até 8x mais baixas que as dos bancos tradicionais.

A Remessa Online é uma plataforma simples de usar, rápida e com taxas muito menores para transferências internacionais. E tem mais? Ela é perfeita para pessoas e empresas. 

O mundo tem menos fronteiras com a Remessa Online. Check it out →

O que rolou Brasil adentro

  • *[ÚLTIMOS INGRESSOS] O principal evento de inovação: SVWC 2024, acontece nesta quarta em SP, e a sua chance de acessar grandes mentes ao vivo e entender as revoluções simultâneas que estamos vivendo é agora. Acessando pelo link do DROPS, você recebe 58% de desconto no ingresso. Clique aqui porque são os últimos ingressos.

  • Shopper, a plataforma de super mercado online, vende participação minoritária para o iFood e aguarda aprovação do CADE.

  • Katalista, que auxilia profissionais a fortalecerem as marcas pessoais no LinkedIn, captou R$550k com a Aceleradora WOW.

  • Conduit, a fintech americana de transferências internacionais, capta U$6mi com a Helios Investments para expandir no Brasil.

  • Temu, superou o Magazine Luiza e o Aliexpress para se tornar a terceira maior base de usuários ativos mensais (MAU) no Brasil, com 25mi de usuários.

*conteúdo patrocinado

Qual robô chega primeiro na linha de chegada?

waymo, tesla, zoox, gm, veiculos autonomos, robotaxi

Na semana passada, Musk voltou ao topo do pódio das pessoas mais ricas do mundo quando as ações da Tesla saltaram ~22% em um único dia. Enquanto o CEO adicionava $26bi a sua fortuna, a empresa ganhava duas Petrobras de valor de mercado vislumbrando o império dos carros elétricos autônomos. 

Mas este mercado está longe de ter um vencedor. Correndo pelas laterais, a Waymo do Google anunciava uma rodada de U$5.6bi para encher as ruas com seus robotáxis.

Essa é a terceira rodada (série C) da startup, que já havia captado U$5.7bi em rodadas anteriores, e foi liderada pelo próprio Google com participação da Andreessen Horowitz (a16z), Fidelity, Perry Creek, Silver Lake, Tiger Global e T. Rowe Price.

A Waymo é a única startup a operar um serviço comercial de robotáxi em diversas grandes áreas metropolitanas (Los Angeles, Phoenix, San Francisco). Com ~100k corridas semanais, os passageiros solicitam a corrida pelo app Waymo One e, em breve, pelo próprio app do Uber.

Mas a corrida autônoma não está ganha:
Tesla prometeu colocar seus robotáxis na rua já no ano que vem;
Wayve a britânica que já começou a fase de testes nos EUA;
Cruise, da GM, retomou os testes após interrompe-los devido a um acidente;
Zoox, projeto da Amazon, começa os testes já no ano que vem.

Contra dados não há argumentos

Stats relevante

Comparado a um motorista humano médio na mesma distância de 25 milhões de milhas, o Waymo teve:
81% menos acidentes com acionamento do airbag
72% menos acidentes com lesões
57% menos acidentes relatados pela polícia

via Waymo

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Indicar a news: curtiu o TechDrop? Indicar não custa nada e seus colegas vão te agradecer.
Anuncie com o Drops: sua marca alugando um triplex na cabeça do seu público-alvo. Ajuda na conversão. Ajuda no relacionamento (comprovado)

Antes de ir embora..: alguns servidores de e-mail insistem em nos jogar para spam ou promoções. Arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós ficamos feliz. Sempre que quiser, pode responder este e-mail, lemos tudinho.

Nossa missão é elevar o QI da internet.

Nossas news filtram histórias, insights e notícias relevantes para te entregar uma dieta direto ao ponto e inteligente de informações no seu inbox.

Dê tchau aos banners indesejados, pop-ups intrometidos e clickbaits sem conteúdo. É free, e forever will be.

Inscreva-se | Edições Anteriores | Outras News

Reply

or to participate.