- TechDrop
- Posts
- 💧 Constellation: 500 compras, 0 vendas.
💧 Constellation: 500 compras, 0 vendas.
+ abrindo o capô do Twitter
Bom dia, droppers.
Hoje eu aprendi: que o Chess.com está contratando para o cargo de CEO. A vaga está aberta a qualquer pessoa interessada em liderar a maior comunidade de xadrez do mundo. Os candidatos devem ter uma classificação de pelo menos 1600 em xadrez online, ter mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de tecnologia ou jogos e NÃO ter um MBA de Harvard. Vale a pena ver o formulário.
Na edição de hoje, em 6 minutos:
TechDrop é a newsletter sobre tecnologia e negócios que te atualiza de tudo o que você ignorou sobre o mercado tech durante o final de semana, em apenas 6 minutinhos, sem cobrar nada por isso!
Constellation: 500 compras, 0 vendas.
saas, mark leonard, constellation, toronto
Mark Leonard trabalhou como banqueiro, avaliador, pedreiro, coveiro, adestrador de cães, segurança e pesquisador de energia eólica, antes de se tornar o fundador, CEO e chairman da Constellation Software, fundada em 1995.
Nos seus quase 30 anos de história, a empresa que abriu capital na bolsa de valores de Toronto em 2006 valendo $70mi, já viu suas ações valorizarem 70,000% e atingir um marketcap de $49bi.
A estratégia: comprar startups de software verticais (VMS), que geralmente possuem ótimas margens operacionais e baixo churn, com receitas entre $2-$5 milhões, crescimento médio de 20% ao ano e montar um conglomerado de soluções.
O modelo de negócios: a roda da fortuna da Constellation é auto-suficiente. 1. Constellation usa seu próprio fluxo de caixa para comprar startups;2. Startups geram mais fluxo de caixa;3. O fluxo de caixa gerado pelas startups é usado para comprar mais startups;
A gestão: três palavras de ordem dominam a cultura do conglomerado: autonomia, meritocracia e pensamento de longo-prazo.Operacionalmente, a Constellation se divide em seis grupos: Volaris, Harris, Jonas, Vela, Perseus, e Topicus. Cada um destes, é responsável pela alocação de capital e assistência nas decisões. Já o escritório HQ fica responsável pela parte jurídica e relação com os investidores, enquanto as startups continuam tomando as decisões do dia a dia.
Até hoje, a Constellation já adquiriu +500 startups e nunca vendeu nenhuma (na verdade, vendeu uma, que Mark diz se arrepender até hoje) e está presente em +75 verticais (de marketing digital a manufatura, gestão de bibliotecas e até iates), somando +125k clientes em +100 países.
A prática de recompra de ações e a regra de que diretores precisam alocar parte das suas compensações para adquirir ações, já criaram +100 milionários entre seus funcionários. E Mark, que possui cerca de 7% das ações do conglomerado, quer aumentar esse número para 500 milionários na próxima década.
E como ele mesmo encerrou mais uma das suas brilhantes cartas aos acionistas: “Você não pode ser normal e esperar resultados anormais.”
Ps1: a nuvini, que está para estrear na Nasdaq, é a versão brasileira da Constellation - o que faria com que Pierre Schurmann fosse nosso Mark Leonard.
Ps2: qualquer semelhança entre Mark Leonard e Rick Rubin é mera coincidência.
O que rolou mundo afora
Indeed: a startup que supostamente te ajuda a encontrar seu próximo emprego, está demitindo 2200 funcionários (15% do quadro)
Midjourney: algumas centenas de imagens fakes do papa depois, a ferramenta de geração de imagem a partir de textos decide encerrar o acesso gratuito.
BuzzFeed: publicou mais de 40 guias de viagem escritos com a ajuda de IA. Segundo eles, foi uma experiência para ajudar a testar novas maneiras de produzir conteúdo.
Itália: se torna o primeiro país a banir o acesso ao ChatGPT e dar início a uma investigação para apurar suspeita de violação da LGPD (há boatos que o chatGPT ter liberado ketchup na pizza foi o motivo real)
Netflix: está trabalhando em uma feature que permitirá trazer seus jogos para a TV usando o iPhone como controle.
Groupon: que já perdeu 99.4% do seu valor do IPO (de $17.8bi para $103mi), apontou um novo CEO, Dusan Senkypl - baseado na República Tcheca.
Poll do dia
Resposta ao final da news!
Abrindo o capô do Twitter
twitter, open source, elon musk, algoritmo
Os manda-chuvas das redes sociais passaram os últimos anos fazendo visitas indesejadas e frequentes ao congresso americano. Grande parte das acusações derivam do fato de ninguém conhecer ao certo como funcionam os algoritmos e os impactos de um modelo de negócio baseado em anuncios. Pois bem, Elon não quer bater cartão no congresso e está tentando resolver ambas raízes dos problemas:
Problema modelo de negócio: lançamento do Blue Check permite que o twitter tenha receita recorrente vinda de usuários, ao invés de anunciantes - diminuindo a necessidade de coleta e venda de dados e o alcance dos bots.
Problema algoritmos: publicar o código fonte para que qualquer um tenha acesso, entenda o funcionamento das engrenagens e sugira melhorias ao time de desenvolvimento.
Musk já avisou, será constrangedor, mas o código já está no GitHub e teve gente que passou o final de semana inteiro traduzindo o que significam na prática:
O pipeline de recomendação é composto por três etapas principais:
Primeira: reúne os melhores tweets de diferentes fontes de recomendaçãoSegunda: classifica esses tweets usando um modelo de machine learningTerceira: filtra tweets de pessoas que você bloqueou, tweets que você já viu ou tweets que não são seguros para o trabalho antes de colocá-los em sua linha do tempo.
O impacto das interações, que decidem se um tweet vai ter mais alcance:
Curtida: aumento de 30xRetweet: aumento de 20xImagens e vídeos: aumento de 2xResposta: aumento de 1x
Por outro lado, alguns fatores que diminuem o alcance do tweet:
Links, Silenciar, Bloquear, Spam, AbusoReportado como informação falsa (fake news)Palavras com erros gramaticais ou inventadas
A publicação do algoritmo de recomendação é um passo importante rumo a transparência, apesar disso, ainda não é o modelo open source prometido. Ao invés disso, usuários podem sugerir alterações e melhorias na base, que devem ter ciclos de reiteração de 24-48hs - prometidos por Elon.
Ps: alguém já criou uma ferramenta que permite analisar o desempenho do seu tweet em relação ao algoritmo de código aberto do Twitter, antes de postar.
O que rolou Brasil adentro
WEpayments, a fintech de pagamentos instantâneos e cross-border, recebeu autorização do BC para atuar como instituição de pagamento.
RDSummit, o evento anual da Resultados Digitais (e agora, da TOTVS), já tem data e endereço: 8-10 Nov em São Paulo - e droppers já tem 15% de desconto.
OUMUA Capital, é o novo fundo brasileiro com um cheque de $120 milhões para investir em UMA empresa.
Contra dados não há argumento
Status do dia
Na Constellation Software, uma empresa com aproximadamente 25.000 funcionários, apenas dez pessoas ocupam a sede em Toronto (uma proporção de 1:2500)- Carta aos Acionistas de 2021
Indique o Drop 💧 e invista em startups
O drop se juntou com a galera da Captable, maior plataforma de investimento crowdfunding em startups pra te ajudar a investir no próximo unicórnio, camelo, ou vira-lata caramelo. Simples assim:
Traga 5 amigos(as) para o TechDrop pelo seu link customizado, abre uma conta na Captable e ganhe o curso Do Zero ao Investimento em Startups (R$697 pila).
Reply