- TechDrop
- Posts
- 🎤 Drop The Mic com Adriano Almeida
🎤 Drop The Mic com Adriano Almeida
Líder Alura para empresas, Investidor e Board Member
Apresentado por MOTIM
No Drop The Mic, a gente pergunta pros nossos leitores e profissas do mercado aquilo que o Linkedin não conta. Quem é a pessoa por trás do cargo; quais suas ferramentas, crenças e hacks da vida pessoal e corporativa..
Dri ou Adri, como gosta de ser chamado, Adriano é o introvertido desenvolvedor-empreendedor. De fala calma e baixa bateria social, fala 4 línguas (sem contar as de programação), e até chegou a estudar a quinta, mas japonês é complicado para praticar. Também fez teatro, mas mesmo praticando, descobriu ser um péssimo ator. Atualmente é Líder da Alura para empresas, Investidor e Board Member em startups.
Adri, the Mic is yours, drop it like it's hot:
🎤 Qual é um hábito incomum ou que você ama e te ajuda muito?
Todo ano eu maratono Lost pelo menos 1x e lembro de praticamente todas as falas importantes da série. Acho que ela tem um significado espiritual importante que eu fui entendendo depois com o tempo.
🎤 Qual é o livro (ou livros) que você mais recomendou e por quê?
Eu diria que são 2 livros.
1) Sobre ratos e homens, do John Steinbeck. É um livro que fala muito sobre sonhos, sobre construção de caráter, sobre a vida em dificuldade.
2) Coragem de Não Agradar (Ichiro Kishimi e Fumitake Koga), que fala muito sobre como lidar com egos e conflitos internos que temos em relações interpessoais.
🎤 Nos últimos cinco anos, qual nova crença, comportamento ou hábito melhorou a sua vida?”
Definitivamente eu descobri o quanto para mim é importante momentos em silêncio e comigo mesmo. É assim que minhas baterias recarregam. 10 minutos de meditação durante a semana e, 1h de caminhada sozinho aos fins de semana.
Também comecei a cuidar mais do meu sono. Durmo com esses relógios que monitoram sono. Olhos os resultados e testo diferentes ações pra melhorar meu sono: dormir mais cedo, não comer 3 horas antes de dormir, etc... melhorar o sono aumentou muito minha qualidade de vida e produtividade.
🎤 Como um fracasso, ou aparente fracasso, te preparou para um sucesso posterior? Você tem um “fracasso favorito”? E um “sucesso favorito”?
Eu fui demitido do meu segundo emprego, quando eu tinha 19 anos. Chegava atrasado no trabalho. Tentava equilibrar estudos e namoro com trabalho e não priorizava as coisas direito. Ia mal em tudo.
Hoje sou muito grato ao Sr. Silvio, esse chefe que me mandou embora.. Foi um choque de realidade, mas pós-luto da perda do emprego (com razão), consegui identificar onde deixei a desejar.
🎤 Quando você se sente cansado, sobrecarregado ou sem foco, mesmo que temporariamente, o que você faz?
Paro! Aprendi com o tempo que não consigo me forçar quando as coisas não estão indo. Aliás, quando tento forçar, o resultado costuma ser desastroso, porque sai algo ruim. Com o tempo a gente aprende a entender nossos limites. Pra mim, o remédio são pausas.
🎤 Qual compra ou investimento de US$ 100 ou menos teve um impacto mais positivo em sua vida nos últimos seis meses?
O Upright é uma tira que você cola nas costas e tem um aplicativo que conecta a ela bluetooth e ela vibra sempre que a sua postura está torta. E ela funciona como um coach de postura. Para quem trabalha sentado, é sensacional.
🎤Qual é um dos melhores ou mais valiosos investimentos que você já fez na vida e na carreira?
Tudo que é relacionado a estudos, mas mais especificamente, teatro. Porque é literalmente um investimento de dinheiro, tempo e energia. Mas entender como um personagem é construído, entender a técnica por trás da atuação, os conceitos por trás da arte te enriquece como ser humano!
🎤 Que conselho você daria a um estudante universitário inteligente e motivado prestes a entrar no “mundo real”? Ou qual conselho eles deveriam ignorar?
Respeite o processo e o tempo. O Adriano de 19 a 20 anos queria achava que merecia salário muito mais alto do que o que tinha. Achava que tinha uma senioridade muito maior do que a real. A verdade é que os resultados não são imediatos em nada na vida. Lógico, tenha ambição, queira crescer, sonhe grande, mas respeite o processo para chegar lá.
🎤 Que frase você está sempre repetindo para as pessoas como um mantra?
"Qual a sua sugestão?" As pessoas têm medo de se posicionar. Elas têm enorme capacidade, mas há uma aversão a risco a errar que precisa ser deixada de lado. Provocar o raciocínio crítico para encontrar caminhos, soluções e alternativas é o papel de qualquer líder. Eu não quero ser o dono de todas as respostas, isso é insustentável em qualquer empresa. Eu quero trabalhar em um time que construa comigo boas respostas para os problemas que enfrentamos.
🎤 Pra fechar, bate-bola drop rápido..
Um episódio de podcast: Edgard Corona da SmartFit, no LikeaBoss
Uma música: Chão de Giz, Tom Zé
Um perfil ou página para seguir: Ray Dalio (e mais recentemente estou encantado com a Catia Porto, VP de RH do Carrefour
O 🎤 Drop The Mic é uma série do TechDrop - a newsletter to-go quando o assunto é tecnologia e negócios. Em 5min, notícias e análises direto ao ponto e inteligentes (sem ser chatas) do que mais importante tá rolando. Assine, é 100% free.
E apresentada por MOTIM - primeira aceleradora de reputação do mundo; um ecossistema de ferramentas de comunicação para transformar sua marca em motor de crescimento de negócios. Check it out →
Reply