- TechDrop
- Posts
- 🎤 Drop The Mic com Matheus Bombig
🎤 Drop The Mic com Matheus Bombig
Cofundador da Invenis
Apresentado por MOTIM
O Drop The Mic é uma série semanal onde damos destaque a droppers sem a skin corporativa. Queremos saber o que o Linkedin não conta, quais as ferramentas, crenças e hacks para viver em alta performance!
Interiorano de Ribeirão Preto, viveu o "sonho" de chegar até à capital para trabalhar, e fundou Invenis e AB2L. Mas o campo não saiu dele e, hoje, além de empreendedor, Matheus Bombig, ou simplesmente Theus, também é administrador de uma fazenda e passa muito tempo no campo (literalmente).
Porém seus alter-egos não param por aí. Viciado em esporte, já praticou de futebol a alpinismo, e hoje seu vício são esportes com prancha - surf, skate, kite, wake.. A paixão é tanta que ele misturou isso com moda, comunidade, web3 e fundou a Surf Junkie club. Theus, the Mic is yours:
🎤 Nos últimos cinco anos, qual nova crença, comportamento ou hábito melhorou a sua vida?
Pela manhã (no caso madrugada) é o único horário que ainda não sou interrompido. Então acabo acordando bem cedo para poder ler um livro, escrever, ir na academia. E durante esse período eu não olho nem celular nem emails para não correr o risco de ver algo que me gere ansiedade em resolver.
🎤 Qual é um hábito incomum ou um hábito que você ama e te ajuda muito?
Pesar a comida! Todos os dias, faço isso há 21 anos. Se hoje tem gente que acha isso loucura, imagina quando eu tinha 18 anos e estava na faculdade..
Também não tenho TV, nem serviços de streaming. Acabo ouvindo muito podcast. Enquanto estou na academia, enquanto estou cozinhando, lavando louça.
Tenho um ritual pra dormir. Sempre tive muita dificuldade para dormir e tenho o sono leve. Então comecei a criar o hábito de parar de ver e-mails pelo celular no fim do dia. Abaixar as luzes. Leio um livro ou ouço um podcast e tento ir dormir sempre no mesmo horário.
🎤 Qual é o livro (ou livros) que você mais recomendou e por quê?
Factfulness - Hans Rosling: Que porcentagem da população mundial vive na pobreza? Qual é o número de crianças vacinadas no mundo hoje? Quantas meninas terminam a escola? Essas são apenas algumas perguntas que respondemos errado por termos vieses baseado apenas em opinião popular e demais “achismos” e não em fatos e dados. Esse livro me ajudou a ter uma visão mais lógica.
Delivering Happiness - Tony Hsieh: Como tratar os clientes da forma como gostaríamos de ser tratados! Toda pessoa que entra no time da Invenis ganha esse livro de presente.
The Bitcoin Standard - Saifedean Ammous: Este livro não é sobre Bitcoin. É um estudo sobre a natureza do dinheiro. O autor explora como diversas formas de dinheiro foram utilizadas ao longo da história e como evoluímos para o atual sistema monetário fiat, caracterizado pela emissão desenfreada de moeda e pelo crescente acúmulo de dívidas. A análise sobre o funcionamento do sistema monetário contemporâneo ajuda a compreender por que o Bitcoin surge como uma alternativa promissora.
🎤 Como um fracasso, ou aparente fracasso, te preparou para um sucesso posterior? Você tem um “fracasso favorito”?
Fracassos são vários. Mas o fato de eu não ter tido a capacidade de gerir e liderar uma equipe foi o fator que me incentivou a adotar o modelo de gestão descentralizada que utilizamos hoje na Invenis.
🎤 Qual é um dos melhores ou mais valiosos investimentos que você já fez na vida e na carreira?
Os melhores investimentos são sempre em nós mesmos e nas nossas conexões! Procuro sempre estar em ambientes com pessoas alinhadas com meus valores e que sejam melhores e mais inteligentes que eu.
🎤 Que conselho você daria a um estudante universitário inteligente e motivado prestes a entrar no “mundo real”?
O conselho seria parar de ouvir conselhos. Defina seu propósito e valores e aja de acordo com eles e não de acordo com o que os outros dizem.
🎤 Quais são as piores recomendações e conselhos, aqueles de revirar o olho?
Qualquer conselho ligado a resultados rápidos! Nada transformador e duradouro acontece da noite para o dia. Como diria Howard Schultz: “Todo mundo começa forte. O sucesso vem para aqueles que têm um compromisso inabalável de continuar até o fim.” Aliás, o Starbucks foi fundado em 1971 e não 5 anos atrás.
🎤 Que frase você sempre repete para as pessoas como um mantra?
“Tudo o que é extraordinário e inspirador é criado pelo indivíduo que pode trabalhar com liberdade.” — Albert Einstein
“Se você não é feliz enquanto persegue um objetivo, não será feliz quando atingí-lo.”
🎤 Pra quem quer saber mais sobre web3, blockchain, smart contracts, por onde você diria pra pessoa começar?
Comece por entender o Bitcoin. Não precisa necessariamente entendê-lo tecnicamente, mas sim quais problemas ele resolve. A partir daí será mais fácil entender a tese por trás da descentralização e os problemas estruturais que poderão ser corrigidos.
🎤 Ok, o papo não é profissional, mas gestão descentralizada é uma parada muito diferente e pouca gente conhece. Por que é importante pra você manter esse modelo de gestão?
Torço para que esse modelo se perpetue pois eu não tenho capacidade nem tempo para gerir e liderar um time dentro de uma estrutura hierárquica!
No meu Linkedin acabo falando mais sobre como esse modelo funciona aqui na Invenis.
🎤 AB2L é uma associação super bacana né? Conta um pouco mais sobre ela? Você foi um dos membros fundadores né? Quais são as novidades para 2024?
A curiosidade é que ela surgiu a partir de um papo durante um evento de startups!
Após fundar a Invenis, passei a frequentar vários eventos de startups e tecnologia para me conectar com pessoas, ouvir histórias e aprender com as experiências dos outros. E foi num desses eventos no fim de 2016 que acabei batendo um papo com o Bruno Feigelson que é o fundador de uma legaltech.
Naquele momento caiu a ficha de que eu não era o único louco tentando empreender com tecnologia para o mercado jurídico. Criamos um grupo de whatsapp e em pouco tempo entendemos que seria útil institucionalizar. Foi aí que surgiu a AB2L em 2017 com umas 30 legaltechs. Hoje já são mais de 150 associadas.
Para 2024 teremos um documentário sobre o uso da tecnologia dentro do mundo jurídico. Está em fase final de edição e deve ser lançado no começo do ano!
🎤 Bate bola, drop rápido: Pra fechar, nos deixa algumas indicações?
Um episódio de podcast: The "What is Money?" Show
Uma música: Tchaikovsky - 1812 OvertureUm perfil ou página para seguir: Balaji Srinivasan e Saifedean Ammous
Um filme/série: Como não assisto, pode ser um vídeo? The Reason You are not Happy
Thanks Theus. You Rock!
O 🎤 Drop The Mic é uma série do TechDrop - a newsletter to-go quando o assunto é tecnologia e negócios. Em 5min, notícias e análises direto ao ponto e inteligentes (sem ser chatas) do que mais importante tá rolando. Assine, é 100% free.
E apresentada por MOTIM - primeira aceleradora de reputação do mundo; um ecossistema de ferramentas de comunicação para transformar sua marca em motor de crescimento de negócios. Check it out →
Reply