💧 Phygital via NFT

+ O que rolou mundo afora e Brasil adentro.

Bom dia, Droppers.

Dos criadores da semana de trabalho de 4 dias, vem aí… no-meeting-day! Uma pesquisa com +1000 empresas participantes que estipularam um ou mais dias da semana sem reuniões, apresentou aumento na produtividade, na satisfação dos funcionários, aumento do foco, maior qualidade nas entregas e menos ansiedade.

Na edição de hoje:

NFT, non-fungible-token, physical, digital, phygital, vault, stockX, gary vee, twitter, facebook, meta, ethereum

Quando um .GIF de basquete foi vendido por alguns milhares (k) de dólares no meio da pandemia… acharam um exagero.Quando um JPEG de uma arte foi vendido por alguns milhões (mi) de dólares no ano passado… acharam que era piada.Quando um Marketplace de NFTs atingiu o valuation de alguns bilhões (bi) de dólares poucos anos depois de ser criado… acharam que era o fim.

Mas a verdade é que a onda dos NFTs (Non-fungible-tokens) estava apenas começando. Desde então, artistas, empreendedores, celebridades e até governos já entraram no jogo. Mais importante que isso, as suas aplicações práticas, juntando o físico com o digital, começaram a dar evidências do seu potencial:

  • Restaurante de NFTs em Nova York: o restaurante Flyfish Club, fundado pelo investidor/empreendedor/celebridade Gary Vaynerchuk, funciona a base dos NFTs. Quem comprar um dos ~3k tokens disponíveis, terá acesso ao exclusivo ao restaurante, que serve coquetéis, frutos do mar e experiências gastronômicas.

  • The Vault, o tênis NFT: o marketplace fashion StockX irá lançar tokens NFT vinculados a produtos físicos. Tênis é mais do que um calçado, é também um item colecionável que possui seu próprio mercado secundário, que valoriza com o tempo e escassez dos produtos. Os tokens permitem que colecionadores comprem os produtos sem, necessariamente, estocá-los fisicamente. Podendo comercializá-los e, se um dia quiserem, solicitar o envio físico do produto.

  • Mad Realities, o reality show NFT: um projeto financiado e governado pela comunidade detentora dos tokens-non-fungíveis (rosas), que irá lançar seu próprio reality show de encontros.

Provando quem é quem…

Na sua essência, os NFTs dão nome aos bois: funcionam como um certificado de propriedade, permitindo a verificação em blockchain de quem é o seu dono, sem intermediação de nenhuma entidade.

O Twitter, depois de assistir as fotos de perfil invadidas por NFTs de macacos (Bored Apes Yatch Club), e celebridades como Neymar, Paris Hilton, Eminem, Snoop Dogg entrarem no jogo, decidiu lançar sua própria funcionalidade de ‘ownership certificate’ - agora você poderá conferir se o dono do perfil, realmente é dono da arte que colocou como imagem. E claro que o Facebook & Instagram não ficariam de fora e também já estão trabalhando em suas próprias versões.

Eugene Wei, um analista tech e investidor, argumenta que as redes sociais sustentam um jogo de status (status as a service): o instagram com imagens, o tiktok com músicas/dancinhas, o twitter com ideologias. E nós, seres humanos, consciente ou inconscientemente estamos sempre buscando um senso de pertencimento. Se a teoria de Wei estiver certa, os NFTs são a peça do quebra-cabeça que faltava para que os likes virem like$.

Contratando quem é quem…

Se todos esses dígitos depois do zero ainda não são indícios suficientes das implicações e aplicações de cripto, dá uma olhada na lista de empresas com vagas em aberto e projetos na área:

  • Reddit: contratando engenheiro sênior para construção de uma plataforma de trading de NFTs;

  • Meta: contratando um gerente de pagamentos para desenvolver uma plataforma que integra cripto e pagamentos;

  • Visa: contratando diretor sênior de cripto para criação de novas receitas vindos do mercado cripto;

  • Warmart: contratando product managers para criptocurrency e moedas virtuais para, além da criação de novos produtos, investimento em novas startups cripto;

  • Amazon: contratando especialista em digital asset para trabalhar com instituições financeiras e auxiliar na migração para o ambiente cripto;

  • Fidelity: a gestora de capital com bilhões sob gestão contrata +100 novos membros para começar a oferecer produtos na área cripto;

  • Apple: contratando alguém com experiência em carteiras digitais para análise de pagamentos alternativos;

  • JPMorgan: o maior banco dos estados unidos possui +70 vagas em aberto relacionadas a cripto;

  • Nike: contratando designer de materiais virtuais, visando a entrada no metaverso;

Disclaimer: como donos de algumas moedas digitais ($ETH, $BTC, $AVAX, $SOL), os escritores dessa newsletter choravam enquanto digitavam e assistiam o mercado afundar +50%.

Compartilhe pelo WhatsApp, pelo Twitter, pelo LinkedIn ou pelo Facebook mesmo!

O que rolou mundo afora

O que rolou Brasil adentro

Contra dados não há argumentos

Número de carteiras de NFTs de jun 17 - dec 21.

Reply

or to participate.