- TechDrop
- Posts
- 💧 Recapitulando suas férias
💧 Recapitulando suas férias
+ A fábrica de unicórnios de IA + A extensão sabotando Influencers
Bom dia Droppers, estamos de volta!
Hoje eu aprendi: que a Fernanda Torres acaba de fazer história como a primeira brasileira a ganhar um Globo de Ouro. Após desbancar Angelina Jolie, Nicole Kidman e mais uma turma, ela levo o Melhor Atriz em Filme Dramático por seu papel em "Eu Ainda Estou Aqui". O feito acontece 25 anos depois que sua mãe, Fernanda Montenegro, foi nominada para o mesmo prêmio pelo filme “Central do Brasil”.
No Drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:
Recapitulando suas férias: Nvidia, Level, Quest2, DREX, TikTok, Cybertruck
Honey: a extensão sabotando os influencers
Inteligência Artificial: a fábrica de chatbots unicórnios
Recapitulando as suas férias
nvidia, level, quest2, DREX, tiktok, tesla cybertruck
Enquanto você abraçava o vaso de virose, ou se perguntava porque insistiu em descer pra BC, ou então ficava sem fotos no réveillon porque decidiu passar a virada no Rildy e “perdeu” o cel, ou descobriu que o fantástico mundo do Instagram nas praias do nordeste não é tão fit, bonito e nem glamouroso (mas é caro)…
O mundo continuou rodando e, apesar do TechDrop também ter tirado férias, o seu, meu e nosso inbox continuou bombando.
Para você poder marcar tudo como lido e começar com a caixa de entrada limpa desde já, segue o apanhado do que rolou nos últimos dias:
Nvidia comprou uma startup israelense que faz gestão de infraestrutura de IA, a Run:ai, por U$700mi e planeja tornar o software open-source para a comunidade de desenvolvedores.
Level, a fintech de benefícios corporativos que captou U$27mi em 2021, enviou um email aos clientes anunciando o encerramento das operações. Dias depois, pediu desculpas, falou que tava doidão e anunciou que a startup Bench iria comprá-la. Dias depois, outro email, dessa vez dizendo que realmente iria fechar, pois a aquisição não rolou.
Um juiz americano usou um óculos de realidade virtual da Meta, Quest 2, pela primeira vez na história, para experienciar em primeira mão o ponto de vista da defesa.
DREX, a versão digital do ~desvalorizado~ real brasileiro executou sua primeira transação entre a Caixa Econômica Federal e o Banco Inter.
TikTok respirou aliviado quando Trump pediu à suprema corte americana que desistisse do banimento programado para o dia 18/01. Enquanto a treta rola, a promessa do TikTok aos anunciantes é que, caso seja banido, fará reembolso dos valores investidos em ads não publicados.
Um Tesla Cybertruck explodiu em frente a um dos hotéis de Trump. O episódio, onde o acusado encheu o porta-mala do carro com fogos de artifício e bombas e morreu no atentado, foi considerado ato terrorista. A polícia afirmou que o estrago só não foi maior, pois o tanque Cybertruck impediu que os estilhaços espalhassem — um baita “ad" para a Tesla.
O que rolou mundo afora
Tesla: viu suas vendas caírem 1,1% em 2024, o seu primeiro declínio anual em 12 anos. Foram 1.79mi veículos vs 1.81mi de 2023.
Apple: concordou em pagar $95mi em depois que descobriram que a Siri gravou conversas privadas dos usuários de iPhone "involuntariamente".
Meta substituiu seu chefe de política, Nick Clegg, pelo ex-funcionário republicano, Joel Kaplan, antes da posse de Trump - que também ganhou mais um doador de $1mi: Tim Cook da Apple.
Microsoft planeja gastar U$80 bilhões no ano fiscal de 2025 na construção de data centers que possam lidar com cargas de trabalho de IA.
Alada, a nova estatal que promete explorar o lançamento comercial de foguetes e satélites privados a partir do território nacional, é sancionada pelo presidente Lula pela Lei nº 15.083 de 2025 A nova concorrente da SpaceX e BlueOrigin nasce como uma subsidiária da NAV Brasil, empresa ligada ao Ministério da Defesa. |
Honey: a extensão sabotando os influencers
honey, paypal, chrome, extension, afiliados
A extensão gratuita do Chrome, chamada Honey, prometia encontrar todos os cupons de desconto disponíveis na web para te ajudar a economizar alguns trocados nas compras online.
A promessa é tão atrativa que, em 2020, com 17 milhões de usuários ativos mensais e +$1bi de economias geradas anualmente, o PayPal decidiu comprar a startup por ~U$4 bilhões. Maaas, nem tudo é o que parece.
Um pouco antes do natal, o YouTube MegaLag postou um vídeo “Expondo o esquema de influencers do Honey”, onde acusa o app de quebrar os links de afiliados da seguinte maneira:
Sem a Honey.. | Com a Honey.. |
No mundo offline, seria o equivalente a você ser atendido em uma loja onde o vendedor te entrega um código para passar no caixa, porém, o funcionário do caixa troca o código pelo dele mesmo e, claro, fica com a comissão.
O universo das comissões online é gigante
Em um mercado global de +$17bi de dólares, a estrutura de afiliados pode tomar várias formas, por exemplo:
First-click-attribution: atribui a compra ao primeiro clique da jornada de compra do consumidor, normalmente, dentro de uma janela de 30-60 dias.
Last-click-attribution: atribui a compra ao último clique feito pelo consumidor antes da compra, independente de quem gerou aquele tráfego ou influenciou inicialmente.
Para provar a tese que a Honey não estava respeitando a política de atribuição dos sites, o YouTuber fez uma compra de $95 em um app.
→ Quando usou seu próprio link de afiliado, gerou $35 de comissão.
→ Quando usou a extensão Honey para buscar desconto, gerou $0,89 de cashback.
Além de “roubar” o último clique dos afiliados da web, eles também contrataram os maiores influencers eles mesmos, como o maior Youtuber Mr. Beast, o maior avaliador de produtos MKBHD, e outros 5.000 vídeos patrocinados em canais do YouTube.
A treta tá só no começo, o vídeo será dividido em 3 partes e apenas 1 delas foi publicada até agora, a qual já soma +7mi visualizações. [LINK DO VÍDEO]
PS.1: o VP de comunicação corporativa do PayPal, Josh Criscoe, não negou as acusações, mas afirmou que o app segue as regras e práticas da indústria.
PS.2: Devin Stone, do canal Legal Eagle do YouTube, está processando o PayPal pelas práticas de link de afiliado de sua extensão Honey.
O que rolou Brasil adentro
Rhino, o Uber do carros blindados, anuncia rodada de R$10mi com a 4Equity Media Ventures, quando o valor é convertido em mídia e marketing.
Binance, a corretora cripto, recebeu autorização do BC para operar como corretora de valores imobiliários, após aquisição da corretora sim;paul.
Brazil Finance Group (BFG), que opera as fintechs Lara e Qred, captou uma rodada de U$2,8mi com o fundo sueco Atlant Fonder, e agora vale U$39.1mi.
Inteligência Artificial: a fábrica de chatbots unicórnios
ia, chatbots, unicornios, 1bi, startups
Se a sua startup tentou, mas não conseguiu levantar capital no ano passado, grandes chances do principal motivo ter sido a falta das letrinhas mágicas no seu pitch deck: IA!
Segundo a CBInsight, no ano de 2024, 44% das startups que se tornaram unicórnios foram de IA - ou 32 das 72. O que representa um aumento de participação de 7x na última década, já que em 2015 tinha apenas 6%. Além disso, elas atingem esse status:
Mais rapidamente: as startups de IA levam em média 2 anos para se tornarem unicórnios vs a média de 9 anos das demais.
Mais enxutas: a média de funcionários dos unicórnios de IA é de 203 por startup, enquanto a média das demais é de 414 funcionários.
No geral, considerando startups com e sem IA, existem +1200 startups com o selo de ‘unicórnio'. O valuation somado destas ultrapassa os U$4 trilhões.
Dito isso, é improvável que todas elas, de fato, ainda possuam o mesmo valor de mercado - já que 1⁄3 destas não levantaram novas rodadas desde a bonanza de 2021.
Com o mercado dos VCs no seu menor nível de atividade desde 2016/17, é provável que as startups famintas por capital busquem alternativas este ano:
(1) o tão desejado IPO, com a abertura no mercado público de ações.
(2) o temido down-round, baixando seu valor de mercado.
(3) o famigerado M&A, abraçando “o gorila” do jeito que ele quer.
(4) ou o pior dos cenários, a falência.
Contra dados não há argumentos
Stats relevante
Os unicórnios de IA de 2024 com menos funcionários foram:
World Labs: 18 funcionários, fundada em 2024, valuation $1bi
Skild AI: 19 funcionários, fundada em 2023, valuation de $1.5bi
Sakana AI: 34 funcionários, fundada em 2023, valuation de $1.5bi
Cognition AI: 49 funcionários, fundada em 2023, valuation de $2bi
Poolside: 75 funcionários, fundada em 2023, valuation de $3bi
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.
Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.
Reply