• TechDrop
  • Posts
  • 💧 Zoomers, uma geração sóbria

💧 Zoomers, uma geração sóbria

+ políticas de DEI ruindo + VTEX dobra aposta em retail media

Bom dia Droppers,

Hoje eu aprendi: que a criadora de conteúdo Zara Dar publica seus vídeos educativos sobre STEM (Science, Technology, Engineering and Maths) no Youtube e no PornHub. Para um mesmo vídeo sobre redes neurais, o YT teve 981k visualizações e gerou $340 em receita publicitária. Já o PH teve somente 32k visualizações e gerou $1.000. Aproximadamente 3x mais.

No Drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • VTEX: uma aquisição e um plano para dobrar a receita

  • Meta: deu de DEI por aqui.

  • GenZ: uma geração de sóbrios

Tem algo para nos falar? Solta o reply neste e-mail, lemos tudinho!

Deu de DEI na Meta por hoje

dei, diversidade, equidade, inclusão, meta, amazon, microsoft

Depois da Microsoft e da Amazon, chegou a vez da Meta dar fim ao seu programa de diversidade, equidade e inclusão. De acordo com documentos internos analisados pelo The Information, as primeiras medidas incluem:

  • Deixar de exigir a consideração de um conjunto diversificado de candidatos para vagas de emprego;

  • Focar em contratos com pequenos e médios negócios ao invés de considerar o gênero ou raça dos proprietários;

  • Encerrar seus programas e reduzir equipe de equidade e inclusão;

  • Dar fim aos tampões nos banheiros masculinos, antes disponibilizado para pessoas não-binárias.

Qual a origem da "trend”?

Em julho/2024, o Drop fez um matéria quando a gigante de consultoria em gestão, McKinsey, veio a público afirmar que seu estudo que correlacionou diversidade e lucro era falho — sem relação de causa-efeito entre as duas variáveis.

A influência da consultoria, somada ao combo de decisões da Suprema Corte e Estados Americanos que limitam ações de DEI, foram a justificativa perfeita para posicionar os programas como uma distração do foco do negócio, e “fechar um capítulo” de intensa pressão social.

Mas.. a trend faz parte também de outra trend: a aproximação dos todo-poderosos da indústria tech do governo e das preferências do novo presidente americano.

Como disse o CEO da Epic Games, Tim Sweeney: “Depois de anos fingindo serem democratas, de repente, todo líder do Vale do Silício se tornou republicano".

A lista de empresas revertendo suas políticas de DEI só aumenta: Meta, McDonald’s, Walmart, Boeing, Molson Coors, Lowe’s, Ford, Jack Daniels, Harley Davidson, John Deere, Tractor Supply, Toyota, Nissan, Caterpillar Inc, Stanley Black & Decker, etc.

A lista de empresas que dobrou a aposta nos programas DEI: Apple.

O que rolou mundo afora

  • Whatnot, o app de live shopping concorrente do TikTok Shop, capta série E de $265mi e atinge valuation de ~U$5 bilhões, dando início a expansão.

  • TSMC, um dos maiores fabricantes de chips, fornecedor da Apple e Nvidia, deve reportar 58% de crescimento de lucro no trimestre para $11.4bi.

  • Grã-Bretanha: tem um plano para construir sua própria OpenAI estatal e se tornar líder global na corrida por IA.

  • Amazon: está dando um fim ao programa que permitia membros Prime a pedirem, provarem e depois decidirem se queriam comprar os produtos.

VTEX: uma aquisição, um sonho e muitos ads!

vtex, newtail, retail media, publicidade 

Semana passada, a Amazon anunciou sua nova adtech que permite varejistas usarem a tecnologia da gigante para gerir publicidade dentro dos seus próprios canais digitais. A VTEX, que poderia muito bem ser cliente, decidiu que:

  • Melhor do que alugar a tecnologia da concorrente, seria comprar uma para chamar de sua. Foi assim que adquiriu 100% da startup Newtail.

A Newtail é uma plataforma de Retail Media, ou seja, quando empresas de varejo decidem monetizar seus dados proprietários através de publicidade de terceiros, eles podem fazer a gestão por esta tecnologia. Assim como já fazem a Casas Bahia, Panvel, Leroy Merlin, Unilever, Samsung e vários outros clientes da startup.

A gigante $VTEX, que oferece tecnologia e serviços para construção e gestão de lojas virtuais, já atua em Retail Media para 50 clientes por dois modelos:

(a) disponibilizando uma plataforma para varejistas gerirem contratos com anunciantes e;
(b) disponibilizando o time de vendas, performance, dados e tech para operar toda vertical pelo cliente - em ambos ganhando comissão de vendas.

Cerca de metade dos R$18 bilhões de GMV da VTEX vem de uma base de clientes de varejistas, que são clientes em potencial para a nova solução de retail media.

Segundo João Werner, general manager da Vtex Ads, se conseguirem uma penetração de meros 2% nesta parcela de clientes - que é a penetração que o Mercado Livre tem com Ads hoje - já seria o suficiente para dobrar a receita anual.

Algumas das bombas soltadas por Zuck em 3h de Joe Rogan podcast.

Sobre Apple: Jobs inventou o iPhone, 20 anos depois, eles continuam sentados nele.. Como eles ganham mais dinheiro como empresa? Apertando pessoas e empresas". Segundo Zuck, a Meta teria o dobro de lucro se não fossem as políticas fechadas da empresa.

Sobre Engenheiros Pleno: provavelmente este ano, teremos uma IA que vai assumir o papel de engenheiros pleno para escrever código.

Sobre Pressão Governamental: Segundo Zuck, sua empresa foi forçada pelo governo de Biden a deletar conteúdo com memes e informações sobre a vacina do Covid que acabaram sendo verídicas.

Sobre Energia Masculina: a cultura corporativa odeia energia masculina, mas deveria ter mais.

Seu time de devs está batendo cabeça com a IA?

Então chegou a hora de intensificar os treinamentos. Segundo a McKinsey, 80% dos desenvolvedores precisarão desenvolver novas habilidades até 2027 para extrair ao máximo das ferramentas de IA.

  • Quem já tem experiência no campo, sabe que não dá para treinar um time todo sozinho. 

Por isso, a Alura + FIAP Para Empresas quer ser o braço direito dos líderes para impulsionar eficiência e inovação ao lançar o seu mais novo programa online de IA generativa para devs.

E não é só para empresa grande. Eles atendem organizações e times de todos os tamanhos e segmentos como: governo, tecnologia, saúde, financeiro, telecom e até mesmo educação.

Quer capacitar o seu time de desenvolvimento em IA e levar a organização para outro nível? Aproveita, que até dia 07/02, o valor é promocional. Clique aqui e saiba mais!

O que rolou Brasil adentro

  • PagBank (ex-PagSeguro), começou o ano fazendo a limpa. A fintech adquirente demitiu 350 pessoas, o equivalente a 5% do time.

  • ObraBank, a fintech de antecipação de recebíveis no setor imobiliário, capta R$20mi com a SRM Ventures e anuncia chegada ao mercado.

  • JV BTG Senior, é a fintech que nasce de uma joint-venture entre o BTG Pactual e a Senior Sistemas e acaba de ganhar aprovação do banco central para se tornar Sociedade de Crédito Direto (SCD).

 

Z: Uma Geração de Sóbrios

geração z, consumo de alcool, sobriedade, zoomers

Dia 1º de janeiro. O avô Osório (baby boomer) acordou com dor de cabeça depois das cervejinhas a mais. O tio Carlinhos (Gen X) está implorando por um dorflex depois de tanto whisky. Pedro, irmão mais velho (Gen Y) nem saiu da cama depois de tanto gin tônica. Já a Alice, o Enzo e a Helena, o grupinho Gen Z, já acordou faz tempo, tomou um shot de imunidade com limão e cúrcuma e estão prontas para a próxima. Mas não foi somente no pós-réveillon, a relação das gerações com o álcool mudou e não faz parte da vida do GenZ tanto assim.

Uma pesquisa da Gallup descobriu que:

  • 62% dos adultos com menos de 35 anos relataram consumir álcool, uma diminuição em relação aos 72% de duas décadas antes.

  • 38% dos adultos com menos de 35 anos dizem que nunca bebem – um aumento de 10% em comparação com duas décadas atrás

  • 27% da geração Z, nascidos entre 1997 e 2010, afirmam que nunca beberam álcool na vida.

Entre os motivos que podem ter influenciado esse declínio geracional, estão:
(1) o fato de outras drogas recreativas estarem descriminalizadas e legalizadas;
(2) o fato de que os padrões de socialização mudaram, e a quantidade média de tempo que as pessoas passam com amigos diminuiu de 30h/mês em 2003 para 10h/mês em 2020;
(3) o fato de que a geração Z se preocupa mais com a própria saúde e bem-estar.

E acompanhando todo e qualquer decisão dos Zoomers, estão os movimentos digitais, como o #CuriousSober que já ultrapassa dos 100.000 vídeos no TikTok.

Como consequência, a indústria do álcool precisou descer para pista e investir na categoria de bebidas sem ou com baixo percentual alcoólico, que por sinal já é avaliada em $11bi e deve crescer 25% entre 2022-26. A própria AB-Inbev prevê que esta categoria de bebidas deve ser responsável por 20% das suas vendas totais ainda este ano.

Contra dados não há argumentos

Stats relevante

~59% dos adultos com mais de 55 anos consomem álcool - um aumento de 10% em comparação com duas décadas atrás.

via NYPost

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.

  • Indique a news: seus colegas vão te agradecer, e você ganha por isso aqui.

  • Anuncie: sua marca pode ser a próxima a aparecer, manda um alô aqui.

Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.

Reply

or to participate.