- TechDrop
- Posts
- 💧 Zoomers, uma geração sóbria
💧 Zoomers, uma geração sóbria
+ políticas de DEI ruindo + VTEX dobra aposta em retail media
Bom dia Droppers,
Hoje eu aprendi: que a criadora de conteúdo Zara Dar publica seus vídeos educativos sobre STEM (Science, Technology, Engineering and Maths) no Youtube e no PornHub. Para um mesmo vídeo sobre redes neurais, o YT teve 981k visualizações e gerou $340 em receita publicitária. Já o PH teve somente 32k visualizações e gerou $1.000. Aproximadamente 3x mais.
No Drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:
VTEX: uma aquisição e um plano para dobrar a receita
Meta: deu de DEI por aqui.
GenZ: uma geração de sóbrios
Tem algo para nos falar? Solta o reply neste e-mail, lemos tudinho!
Deu de DEI na Meta por hoje
dei, diversidade, equidade, inclusão, meta, amazon, microsoft
Depois da Microsoft e da Amazon, chegou a vez da Meta dar fim ao seu programa de diversidade, equidade e inclusão. De acordo com documentos internos analisados pelo The Information, as primeiras medidas incluem:
Deixar de exigir a consideração de um conjunto diversificado de candidatos para vagas de emprego;
Focar em contratos com pequenos e médios negócios ao invés de considerar o gênero ou raça dos proprietários;
Encerrar seus programas e reduzir equipe de equidade e inclusão;
Dar fim aos tampões nos banheiros masculinos, antes disponibilizado para pessoas não-binárias.
Qual a origem da "trend”?
Em julho/2024, o Drop fez um matéria quando a gigante de consultoria em gestão, McKinsey, veio a público afirmar que seu estudo que correlacionou diversidade e lucro era falho — sem relação de causa-efeito entre as duas variáveis.
A influência da consultoria, somada ao combo de decisões da Suprema Corte e Estados Americanos que limitam ações de DEI, foram a justificativa perfeita para posicionar os programas como uma distração do foco do negócio, e “fechar um capítulo” de intensa pressão social.
Mas.. a trend faz parte também de outra trend: a aproximação dos todo-poderosos da indústria tech do governo e das preferências do novo presidente americano.
Como disse o CEO da Epic Games, Tim Sweeney: “Depois de anos fingindo serem democratas, de repente, todo líder do Vale do Silício se tornou republicano".
A lista de empresas revertendo suas políticas de DEI só aumenta: Meta, McDonald’s, Walmart, Boeing, Molson Coors, Lowe’s, Ford, Jack Daniels, Harley Davidson, John Deere, Tractor Supply, Toyota, Nissan, Caterpillar Inc, Stanley Black & Decker, etc.
A lista de empresas que dobrou a aposta nos programas DEI: Apple.
O que rolou mundo afora
Whatnot, o app de live shopping concorrente do TikTok Shop, capta série E de $265mi e atinge valuation de ~U$5 bilhões, dando início a expansão.
TSMC, um dos maiores fabricantes de chips, fornecedor da Apple e Nvidia, deve reportar 58% de crescimento de lucro no trimestre para $11.4bi.
Grã-Bretanha: tem um plano para construir sua própria OpenAI estatal e se tornar líder global na corrida por IA.
Amazon: está dando um fim ao programa que permitia membros Prime a pedirem, provarem e depois decidirem se queriam comprar os produtos.
VTEX: uma aquisição, um sonho e muitos ads!
vtex, newtail, retail media, publicidade
Semana passada, a Amazon anunciou sua nova adtech que permite varejistas usarem a tecnologia da gigante para gerir publicidade dentro dos seus próprios canais digitais. A VTEX, que poderia muito bem ser cliente, decidiu que:
A Newtail é uma plataforma de Retail Media, ou seja, quando empresas de varejo decidem monetizar seus dados proprietários através de publicidade de terceiros, eles podem fazer a gestão por esta tecnologia. Assim como já fazem a Casas Bahia, Panvel, Leroy Merlin, Unilever, Samsung e vários outros clientes da startup.
A gigante $VTEX, que oferece tecnologia e serviços para construção e gestão de lojas virtuais, já atua em Retail Media para 50 clientes por dois modelos:
(a) disponibilizando uma plataforma para varejistas gerirem contratos com anunciantes e;
(b) disponibilizando o time de vendas, performance, dados e tech para operar toda vertical pelo cliente - em ambos ganhando comissão de vendas.
Cerca de metade dos R$18 bilhões de GMV da VTEX vem de uma base de clientes de varejistas, que são clientes em potencial para a nova solução de retail media.
Segundo João Werner, general manager da Vtex Ads, se conseguirem uma penetração de meros 2% nesta parcela de clientes - que é a penetração que o Mercado Livre tem com Ads hoje - já seria o suficiente para dobrar a receita anual.
Algumas das bombas soltadas por Zuck em 3h de Joe Rogan podcast.
Sobre Apple: Jobs inventou o iPhone, 20 anos depois, eles continuam sentados nele.. Como eles ganham mais dinheiro como empresa? Apertando pessoas e empresas". Segundo Zuck, a Meta teria o dobro de lucro se não fossem as políticas fechadas da empresa.
Sobre Engenheiros Pleno: provavelmente este ano, teremos uma IA que vai assumir o papel de engenheiros pleno para escrever código.
Sobre Pressão Governamental: Segundo Zuck, sua empresa foi forçada pelo governo de Biden a deletar conteúdo com memes e informações sobre a vacina do Covid que acabaram sendo verídicas.
Sobre Energia Masculina: a cultura corporativa odeia energia masculina, mas deveria ter mais.
Seu time de devs está batendo cabeça com a IA?
Drop By Alura + FIAP Para Empresas
Então chegou a hora de intensificar os treinamentos. Segundo a McKinsey, 80% dos desenvolvedores precisarão desenvolver novas habilidades até 2027 para extrair ao máximo das ferramentas de IA.
Quem já tem experiência no campo, sabe que não dá para treinar um time todo sozinho.
Por isso, a Alura + FIAP Para Empresas quer ser o braço direito dos líderes para impulsionar eficiência e inovação ao lançar o seu mais novo programa online de IA generativa para devs.
E não é só para empresa grande. Eles atendem organizações e times de todos os tamanhos e segmentos como: governo, tecnologia, saúde, financeiro, telecom e até mesmo educação.
Quer capacitar o seu time de desenvolvimento em IA e levar a organização para outro nível? Aproveita, que até dia 07/02, o valor é promocional. Clique aqui e saiba mais!
O que rolou Brasil adentro
PagBank (ex-PagSeguro), começou o ano fazendo a limpa. A fintech adquirente demitiu 350 pessoas, o equivalente a 5% do time.
ObraBank, a fintech de antecipação de recebíveis no setor imobiliário, capta R$20mi com a SRM Ventures e anuncia chegada ao mercado.
JV BTG Senior, é a fintech que nasce de uma joint-venture entre o BTG Pactual e a Senior Sistemas e acaba de ganhar aprovação do banco central para se tornar Sociedade de Crédito Direto (SCD).
Z: Uma Geração de Sóbrios
geração z, consumo de alcool, sobriedade, zoomers
Dia 1º de janeiro. O avô Osório (baby boomer) acordou com dor de cabeça depois das cervejinhas a mais. O tio Carlinhos (Gen X) está implorando por um dorflex depois de tanto whisky. Pedro, irmão mais velho (Gen Y) nem saiu da cama depois de tanto gin tônica. Já a Alice, o Enzo e a Helena, o grupinho Gen Z, já acordou faz tempo, tomou um shot de imunidade com limão e cúrcuma e estão prontas para a próxima. Mas não foi somente no pós-réveillon, a relação das gerações com o álcool mudou e não faz parte da vida do GenZ tanto assim.
Uma pesquisa da Gallup descobriu que:
62% dos adultos com menos de 35 anos relataram consumir álcool, uma diminuição em relação aos 72% de duas décadas antes.
38% dos adultos com menos de 35 anos dizem que nunca bebem – um aumento de 10% em comparação com duas décadas atrás
27% da geração Z, nascidos entre 1997 e 2010, afirmam que nunca beberam álcool na vida.
Entre os motivos que podem ter influenciado esse declínio geracional, estão:
(1) o fato de outras drogas recreativas estarem descriminalizadas e legalizadas;
(2) o fato de que os padrões de socialização mudaram, e a quantidade média de tempo que as pessoas passam com amigos diminuiu de 30h/mês em 2003 para 10h/mês em 2020;
(3) o fato de que a geração Z se preocupa mais com a própria saúde e bem-estar.
E acompanhando todo e qualquer decisão dos Zoomers, estão os movimentos digitais, como o #CuriousSober que já ultrapassa dos 100.000 vídeos no TikTok.
Como consequência, a indústria do álcool precisou descer para pista e investir na categoria de bebidas sem ou com baixo percentual alcoólico, que por sinal já é avaliada em $11bi e deve crescer 25% entre 2022-26. A própria AB-Inbev prevê que esta categoria de bebidas deve ser responsável por 20% das suas vendas totais ainda este ano.
Contra dados não há argumentos
Stats relevante
~59% dos adultos com mais de 55 anos consomem álcool - um aumento de 10% em comparação com duas décadas atrás.
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Elevando o QI da internet no Brasil, uma newsletter por vez. Nós filtramos tudo de mais importante e relevante que aconteceu no mercado para te entregar uma dieta de informação saudável, rápida e inteligente, diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. É free e forever will be.
Antes de ir embora… arraste este e-mail para sua lista prioritária, assim você não perde nenhum drop e nós não travamos na alfândega da web caixa de spam. Ah, pode nos responder também, lemos tudinho.
Reply