- TechDrop
- Posts
- 💧 IA.gora, quem poderá nos socorrer?
💧 IA.gora, quem poderá nos socorrer?
+ Varejo Brasileiro vs Ocidental + Nubank compra Hyperplane
Hey Droppers,
Hoje eu aprendi: que 43% da GenZ e 41% dos Millenials sentem dificuldades financeiras, quando na verdade, não as possuem. O sentimento tem até um termo: a dismorfia do dinheiro. O fenômeno é impactado principalmente pelas redes sociais e pode levar a más decisões financeiras.
No TechDrop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:
IAgora, quem poderá nos socorrer? As consultorias.
O Nubank trouxe brazucas do Vale para acelerar adoção de IA.
POV: Diamantes da terra ou de laboratório?
Varejo: Se não pode vencê-los, junte-se a eles - ou não.
TechDrop é a newsletter de tecnologia e negócios com notÃcias e análises inteligentes, sem mimimi, sem custo e direto no seu inbox, de graça!
IAgora, quem poderá nos socorrer?
ia, kpmg, ibm, accenture, mckinsey, pwc, chatgpt
→ Durante a década de 90, quando as grandes empresas não sabiam nem se precisavam criar websites, recorreram as consultorias.
→ No inÃcio dos anos 2000, durante a revolução dos smartphones, quando ninguém sabia criar apps mobile, foram as consultorias que proveram socorro. → Recentemente, um tsunami chamado inteligência artificial pegou geral desprevenido e quem poderá os defender? Claro, as consultorias.
Dessa vez, as mudanças foram tão rápidas e urgentes que nem elas mesmas contavam com tanta astúcia:
IBM e seus +160k consultores, venderam +$1bi em projetos de IA;
Accenture, registrou +$300mi em vendas de projetos de IA;
McKinsey, prevê que 40% do seu faturamento anual será com IA;
KPMG, saiu de $0 e almeja 650mi em oportunidades de IA;
BCG, a gigante de $12bi vai fechar o ano com 20% da receita em IA; Espera-se 40% em até 2026;
PwC, se tornou a primeira revendedora externa do ChatGPT.
No final do dia, as aplicações são infinitas e as consultorias ajudam não apenas na identificação de oportunidades mas também na criação da solução:
Como por exemplo:
(1) um bot para atendimento aos consumidores da ING com o QuantumBlack da McKinsey.
(2) uma plataforma de IA, implementado para BCG, que pudesse criar peças publicitárias em diferentes idiomas e formatos automaticamente para Reckitt.
(3) os milhões investidos na criação de uma IA para assumir os pedidos de drive-thru do Méqui pela IBM (#fail)
No último caso, só tinha um problema: o bot não conseguia entender os sotaques e acabava colocando bacons em sorvetes.
POV DROP: Pular etapas de um sistema operado por humanos para um operado por agentes de IA rapidamente é tem lá seus riscos.
💧 Não tem milhões para contratar um exército de consultores, mas ainda sim quer aprender e estar por dentro do universo de IA?
Dá uma olhada no AiDrop - todas as quintas-feiras, for free, direto no seu inbox com indicações de ferramentas, casos de uso e dicas avançadas de prompt engineering.
O que rolou mundo afora
Waymo: a startup dos carros autônomos do Google, criada há 15 anos, conquista licença para operar em sua segunda cidade, SanFran.
SpaceX: irá vender ações por $112 cada, o que avalia a empresa em $210bi, acima dos $180bi de valuation em dezembro.
*Enquanto isso, a empresa pousava não 1, mas 2 foguetes simultâneamente.OpenAI: já está faturando mais do licenciamento da API do ChatGPT do que a Microsoft fatura vendendo Azure (Cloud).
Coinbase: que foi declarada uma corretora ilegal pelo governo dos EUA, tem um novo cliente: o governo dos EUA 🤣
MrBeast: depois de lançar a própria marca de hambúrgueres e outra de guloseimas, agora entra no segmento de brinquedos para crianças. (#choraLucasNetto)
Nubank traz brazucas do vale para usar IA
nubank, hyperplane, aquisição
Há dois anos um ex-StartSe, um ex-Google, um ex-Linkedin e o primeiro brasileiro a se juntar na Thiel Fellowship (3 brasileiros e 1 indiano) se juntavam para fundar Hyperplane no Vale do SilÃcio. Agora, a startup se junta ao maior neobank da América Latina, o Nubank, que quer acelerar sua estratégia de ecossistema bancário AI-first.
Hyperplane: A startup usa dados não estruturados (como comportamento de uso, sequência de cliques e textos) para criar algoritmos de IA capazes de ajudar tomada de decisão do banco e mais personalização ao cliente final.
Nubank: que recentemente comemorava a marca dos 100mi de clientes, irá utilizar o produto, inicialmente, no processo de underwriting de crédito - área responsável por 70% do lucro dos bancos - para melhorar a previsão de inadimplência.
Seis meses atrás enquanto a startup anunciava sua primeira rodada de investimentos de U$6mi, o neobanco roxinho registrava uma receita trimestral de U$2,7bi. Smart move!
Qual retorno anúncios Click-to-Whatsapp gerou para empresas anunciantes?Segundo a Meta |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
POV: Diamantes da terra ou de laboratório?
diamantes, laboratorio, aneis de noivado, de beer
O que é mais romântico presentear um diamante formado nas entranhas do planeta terra ou um fabricado em laboratório?
A resposta depende mais da carteira de quem compra do que dos olhos de quem vê, já que a diferença entre eles é imperceptÃvel a olho nú.
💎 Os diamantes tradicionais são formados nas profundezas da terra, com até 120km de profundidade, onde temperaturas chegam a 1300°C e a pressão extrema até 60 quilobares. O processo pode levar de 1-3 bilhões de anos e, ainda precisa de um empurrãozinho de erupções vulcânicas de magma derretido para chegarem a superfÃcie.
🔬Os diamantes de laboratório são produzidos através de uma técnica chamada HPTP (Alta Pressão, Alta Temperatura) ou CVD (Deposição de vapor quÃmico), reproduzindo artificialmente o comportamento do planeta, em um processo que leva cerca de 1 mês.
A diferença no visual é nula, mas no preço é gritante, com os produzidos em laboratório custando cerca de 1/5 do preço. O resultado? Este foi o primeiro ano da história que os diamantes de laboratório em anéis de noivado chegassem ao mesmo volume de vendas que os diamantes verdadeiros.
E agora a indústria de U$100bi/ano precisa se adaptar. Não apenas as que conquistam o bolso fundo de noivos apaixonados, mas também as mineradoras tradicionais (como a De Beers que busca um potencial comprador para seu conglomerado).
A joalheira Steven Singer já começou sua campanha para doar gratuitamente ~1k diamantes de laboratório para provar que 'não valem nada'.
Moral da história: ninguém está 100% salvo!
O que rolou Brasil adentro
Gênica, a startup criando soluções para o agronegócio usando biotecnologia, capta rodada série C de R$68mi liderada pela Mitsubishi.
AsQ, a healtech de gestão da saúde corporativa, anuncia o novo nome, Salvia e a aquisição da concorrente Saúde Work.
Americanas: tem dois de seus ex-diretores incluÃdos na lista de foragidos da Interpol por fraudes contábeis de R$25bi.
Se não pode vencê-los, junte-se a eles - ou não.
magazine luiza, aliexpress, amazon, china, varejo
Os apps chineses de brusinhas baratas tem tirado o sono dos varejistas locais desde que aterrizaram nas app store do ocidente. Com ajuda - ou não - do governo, eles ganharam mercado, compraram influencia influencers e se fazem presentes em todos casamentos e formaturas atuais.
Chegou a hora dos varejistas do ocidente reagirem - mas, cada um do seu jeitinho:
A estratégia Magalu: abraçou o inimigo e fechou uma parceria com a Aliexpress. Os produtos listados no app da chinesa, em breve, poderão ser comprados diretamente no site/app da Magalu - já os produtos da Magalu também estarão listados no site/app do AliExpress.
A estratégia Amazon: fez o oposto e bateu de frente com os concorrentes chineses. Ao invés de fechar uma parceria com os distribuidores (Temu, Shein, Ali), a gigante americana vai permitir que os comerciantes chineses listem seus produtos diretamente no site/app da Amazon e se responsabilizará pela logÃstica de distribuição.
A Magalu, que sozinha tem 116mi de acessos BR mensais, viu suas ações saltarem ~12% com a notÃcia. A Amazon, que controla 195mi de acessos BR mensais (mas foi ultrapassada pela Shopee), viu suas ações saltarem ~3,5%, fazendo com que a empresa cruzasse a linha dos U$2 trilhões de valor de mercado pela primeira vez na sua história.
#YourTime, MercadoLivre!
Contra dados não há argumentos
Os brasileiros acessaram os marketplaces do paÃs 1.12 bilhões de vezes em Maio deste ano e a Shopee ultrapassou a Amazon assumindo a 3ª colocação. O ranking por acesso está assim:
Stats do dia
Apresentado por Zoho CRM
Segundo a Meta, anúncios Click-to-WhatsApp geraram na casa de 3-4x de retorno sobre os gastos com anúncios nesse formato. Tem como ser melhor? Tem.
O Statista mostra que as taxa de conversão em vendas no Whatsapp giram em torno de 45%-60% - um número bem alto se comparado ao disparo de e-mails (2-5%).
Se você utiliza Whatsapp como canal, mas sua taxas de conversão estão longe da média (aliás, você sabe sua taxa de conversão?), a resposta está em 3 letras: CRM.
E o CRM com integração nativa com o Zap e te ajuda a ter um crescimento constante tem nome. Clique e conheça o Zoho CRM →
O que achou da edição de hoje? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Nossa missão é elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saudável, rápida e inteligente de informações diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda é free e forever will be:
Marcas - quer atingir um público qualificado, com um conteúdo mais ainda? Fala com a gente.
Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.
Reply